Primeiro discurso como Vereador de São José

Senhora presidente, Prezados vereadores, vereadoras,

E de forma muito especial, quero saudar os 2.247 amigos, que acreditaram no nosso projeto e garantiram a nossa voz nessa tribuna no dia de hoje.

Esse é meu primeiro discurso e acredito ser oportuno me apresentar. Eu nasci aqui em São José em 1997, no Hospital Regional. Estudei no Aquarela e no Dom Jaime. Joguei futebol e cresci na pracinha do Kobrasol. No esporte, especialmente através do atletismo quando representei São José, aprendi a ter disciplina e persistência – dois atributos que foram fundamentais para chegar até aqui.

Com muito orgulho sou filho da Mariza, uma manicure e cabeleireira que me criou com muitas dificuldades. Ela também foi e é meu pai. Com todo apoio dela na minha educação, me formei em Administração Pública pela UDESC, onde hoje também sigo com meu Mestrado. Na universidade tive a oportunidade de representar os estudantes em nível estadual e nacional, participei de diversos projetos sociais de forma voluntária, e ajudei a fundar em São José uma organização mundial e centenária conhecida como JCI.

Tenho só 23 anos. Eu chego a essa casa como segundo vereador mais jovem da história desse parlamento. O mais jovem dessa legislatura. E por ironia do destino, o segundo mais bem votado dessa eleição, junto com a Vereadora Méri Hang.

Se eu imaginava que o resultado seria tão positivo? Claro que não. Mas sempre tive confiança nos meus amigos, naqueles que crescemos juntos, nos amigos da pracinha, do futebol, do Dom Jaime, nas amigas da minha mãe. De pessoas comuns, igual a mim, que não tem padrinhos políticos, não buscam privilégios e nem interesses pessoais por trás de um apoio. Foi um sentimento genuíno, sincero, de ver uma São José de oportunidades nascer.

A partir de agora, no mandato, levanto comigo e unido com todos os filiados a bandeira partido NOVO. Somos um partido fundado por cidadãos ficha-limpa que nunca haviam se envolvido com política e resolveram sair da indignação para a ação. Nós do NOVO somos uma instituição com princípios e valores inegociáveis, defendendo pautas sobre o livre mercado e com visão de longo prazo para a gestão pública.

E eu chego nessa casa, para falar de assuntos, que infelizmente, ainda precisam ser falados. Falar de pautas que já deveriam estar pacificadas, compreendidas por todos, aceitas, mas infelizmente, ainda não estão.

Temos que falar ainda de uma gestão eficiente, transparente e com os dados públicos acessíveis para todos. Temos que falar ainda da qualidade do serviço público, das obras públicas. Falar sobre um governo que priorize o que verdadeiramente é prioridade: saúde, educação e segurança pública. Falar dos empreendedores, especialmente aqueles pequenos, que sustentam suas famílias e geram mais um, dois empregos, e infelizmente tem muitas dificuldades para crescer. Nós temos que falar sobre a importância do esporte na nossa sociedade. Infelizmente, temos que falar ainda, que político não está aqui para ser servido, para ter privilégios e benefícios, mas ser político é servir.

E essas são pautas que não vão viralizar. Essas pautas muitas vezes vão incomodar, vão desgastar, vão gerar conflitos. Mas tenho certeza que o nosso papel aqui, sempre será pensar no interesse difuso. Naquela maioria da sociedade, desorganizada, que não está aqui representada por um sindicato. A nossa missão enquanto servidores, é pensar no melhor para todas as pessoas que moram em São José, e não defender grupos e interesses individuais.

A cidade não muda, se a política e os políticos não mudarem. E eu estou aqui, pronto para essa missão que recebi: representar São José e ajudar a construir aqui uma cidade de oportunidades.

Obrigado Presidente e Vereadores.

[Discurso sem revisão após ser proferido na tribuna]

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp