Nesta quinta-feira (25), o vereador Cryslan levantou a pauta e demonstrou seu posicionamento favorável a Internação Involuntária de dependentes químicos em situação de rua em São José como uma forma de diminuir a insegurança na cidade.
Nas palavras do vereador, deve existir um trabalho conjunto entre as forças de segurança e a pasta de assistência social do município. Ainda segundo o mesmo, é necessário separar o joio do trigo, para isso deveria existir três tipos de tratamentos para cada tipo de pessoa que está nas ruas:
- Pessoas em Situação de Rua sem Dependência ou Mandado: Acolhimento da Prefeitura.
- Dependentes Químicos em Situação de Rua: Internação Involuntária.
- Pessoas em Situação de Rua com Mandado de Prisão: Preso.
Cabe ressaltar ainda que, para internação involuntária, seria necessário laudo médico e autorização familiar. Caso não seja possível obter essa autorização, a Prefeitura poderá solicitar a curatela do indivíduo, se tornando responsável por ele.
Segundo o parlamentar, “Não podemos tratar todas as pessoas em situação de rua igualmente. É preciso separar o joio do trigo, cada um com a sua situação. Nossa cidade precisa de respostas efetivas no combate a insegurança promovida por essas pessoas“.