Não é de hoje que iniciamos o debate sobre o 5G, mas o que de fato é essa tecnologia?
Em resumo, o 5G é a tecnologia que retrata à quinta geração da comunicação celular. A letra G é designada para identificar as gerações da tecnologia de comunicação de dispositivos celulares que já foram ou ainda serão introduzidas.
O grande destaque do 5G é que essa tecnologia é capaz de operar na faixa de onda de milímetros (um espectro de frequência muito elevado, que varia de 24 a 100 GHz). Isso permite a transferência de dados de forma muito mais rápida que a atual e promete otimizar a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Mas qual a diferença entre o 4G e o 5G?
A diferença entre a 4ª e a 5ª geração da comunicação é que o 5G chegará com um upgrade de velocidade 20 vezes maior do que a aplicada pelo 4G! Além de competir com os serviços de banda larga fixa, o serviço irá garantir mais estabilidade aos usuários, que poderão utilizar uma conexão mais confiável e fluida.
SMART CITIES
Um ótimo exemplo é o que está acontecendo na Alba Iulia Smart City, na Romênia, sede de um projeto que conta com monitoramento de congestionamentos, sensores de estacionamento e gerenciamento inteligente de resíduos, tudo administrado por redes 5G. O 5G também permitirá a comunicação em tempo real entre veículos, capaz de evitar ações perigosas e acidentes – além de ser a base da tecnologia dos carros autônomos.
SISTEMAS DE EMERGÊNCIA
Com a instalação de 5G o setor de saúde poderá oferecer diagnósticos e operações remotas, bem como e-health e wearables responsivos – e assistentes digitais baseados em IA poderão ajudar pessoas com deficiência. Diversas empresas já estão analisando como o 5G pode melhorar a oferta de procedimentos.
Um bom exemplo está em operação na Espanha, na cidade de Málaga, em que o 5G é a base de um sistema de assistência à cirurgia. O case foi demonstrado na IV Conferência de Endoscopia Digestiva Avançada.
Outro uso da tecnologia 5G está em operação na Coreia do Sul, a bordo de “ambulâncias inteligentes”. A empresa responsável pelo projeto está testando o sistema em seis ambulâncias, que permitirão novos serviços, como tecnologia de vídeo em tempo real e scanners de alta qualidade.
COMUNICAÇÃO AMPLIADA
Além dos pontos anteriores, é claro que o 5G trará melhorias na comunicação entre dispositivos conectados à rede, porém a evolução é tão grande que precisamos destacar os benefícios que essa nova geração vai oferecer. Além de maiores velocidades, podendo chegar a patamares de 10 Gbps a 20 Gbps, promete menor latência (diferença na resposta da transmissão de dados) entre as comunicações. Enquanto no 4G essa medida permanece entre 60 milissegundos e 98 ms, no 5G ela será reduzida para pelo menos 1 ms.
A capacidade de conectar equipamentos também será ampliada na quinta geração, podendo chegar a até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado. Tal sistema poderá também ser utilizado para rádiopatrulhamento ou comunicação entre sistemas de segurança, uma vez que o 5G possui “camadas”, que podem ser configuradas para finalidades específicas.
FÁBRICAS INTELIGENTES
Pense em linhas de montagem de alta precisão, nas quais máquinas e robôs estão perfeitamente sincronizados em tempo real. Agora, imagine a adoção em massa da Internet das Coisas (IoT) e até mesmo humanos controlando máquinas de forma virtual. É o nascimento das fábricas inteligentes. Também conhecida como Indústria 4.0, trata-se de abandonar os antigos sistemas conectados e substituí-los pela automação em ambientes fechados.
Com a Internet das Coisas (IoT) em plena implantação e sensores conectados em todas as máquinas, a velocidade da tecnologia 5G será capaz de prever problemas, vê-los surgirem em tempo real e reduzir o tempo de inatividade da produção.
AVANÇOS NO ENTRETENIMENTO
O 4G já trouxe avanços significativos nesse segmento. Hoje, graças às velocidades atuais, é possível assistir a vídeos, séries e filmes no ônibus com relativa qualidade, algo que seria impensável nas gerações passadas.
O consumo de dados deixará de ser um gargalo na nova tecnologia. Com o 5G, conteúdos em realidade virtual e realidade aumentada, que podem exigir muito mais da conexão, serão uma possibilidade para todos, não importa onde estejam conectados.
BÔNUS – 5G NÃO MATA PASSARINHOS, COMO MUITOS ACREDITAM!
Mas por que muitas pessoas acreditam que o 5G “mata passarinhos” ou causa câncer? A tecnologia 5G, assim como diversos outros sinais de internet como é o caso do 4G, utiliza de ondas eletromagnéticas para sua propagação. O 5G, por sua vez, possui maior densidade de partículas, para entregar melhor qualidade de sinal. Entretanto, estas ondas de sinal do 5G são àquelas classificadas como “não-ionizantes”, ou seja, ondas que não são nocivas à saúde.
A OMS e entidades de saúde ao redor de todo o mundo já asseguraram a inexistência de riscos à saúde em decorrência da implementação do 5G nas cidades. Por esse motivo, o 5G gera mais avanços do que riscos!
REFERÊNCIAS:
TECMUNDO. 5 maneiras como a tecnologia 5G vai mudar a sua vida. 2020. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/208324-5-maneiras-tecnologia-5g-mudar-vida.htm. Acesso em: 28 mar. 2022.
CODEBIT. Qual a vantagem da tecnologia 5G?. 2021. Disponível em: https://codebit.com.br/blog/vantagem-tecnologia-5g. Acesso em: 28 mar. 2022.
HMS. 6 motivos para acreditar no 5G. 2022? Disponível em: https://hsm.com.br/blog/6-motivos-para-acreditar-no-5g/. Acesso em: 28 mar. 2022.