Com um “voucher da educação”, crianças em situação de vulnerabilidade social podem acessar escolas particulares, num caminho rumo à universalização da educação infantil. A construção de escolas públicas pode esbarrar em questões como orçamento, tempo para entrega, contratação de pessoal e localização. Enquanto isso, milhares de crianças seguem na fila por um lugar na sala de aula. Para enfrentar essa realidade, algumas localidades do Brasil têm buscado outra alternativa.
Hoje temos em São José cerca de 1.200 crianças que estão fora da creche por falta de vagas. O “voucher da educação”, um projeto de minha autoria, junto com o Vereador Toninho, tem feito essa discussão e se apresentado como uma solução para acabar com essa falta de vagas. Essa semana, o Prefeito já anunciou em entrevista para a Jovem Pan que tem interesse em executar os vouchers da educação, projeto que iniciou na Câmara e que ele deve encaminhar a proposta regulamentada.
Além disso, durante a tramitação recebemos o apoio de vários estabelecimentos de educação no município. O “Voucher da Educação”, que já funciona em outras cidades, vai zerar a fila das creches e oferecer o direito mais básico de todo cidadão: a educação básica.