Vereador Cryslan protocola Projeto de Lei que extingue o pagamento de placas e medalhas pela Câmara de Vereadores

Até 2019, a Câmara de São José contava com 9 honrarias, sendo 8 medalhas e 1 placa de cidadão honorário. Por ano, cada vereador tem o direito de indicar 1 pessoa para receber cada honraria. No final da legislatura passada foi aprovada mais uma honraria, e esse ano mais uma. Por legislatura podem ser concedidas então 836 homenagens.

Importante ressaltar que durante este ano, na atual legislatura, não foi usado nenhuma medalha ou placa com dinheiro público, e o último registro de preços, para compras de medalhas e placas que venceu em 13 de fevereiro não foi renovado ou refeito. Hoje, a Câmara não dispõe de contrato para compra de medalhas ou placas previstas para as honrarias.

Neste sentido, buscando que essa prática se torne recorrente e por força de lei, e não dependa de cada gestão da Câmara, o Vereador Cryslan, em conjunto com os vereadores Alexandre Cidade, Cleber Fabiano Goulart, Marcus Vinicius de Andrade e Rodrigo de Andrade apresentou o projeto de Resolução 005/2021, que extingue o pagamento por parte da Câmara das placas e medalhas. Se aprovado, cada vereador poderá pagar por essas homenagens, para seus indicados.

O ultimo registro de preço, feito para um ano, previa uma possibilidade de gastar até R$39.900,00, caso todos os vereadores usassem todas as medalhas disponíveis naquele ano. Um gasto que poderia chegar a R$156.600,00 em uma legislatura, somente com as 9 honrarias, sem contar as duas últimas criadas. O “projeto homenagem sem dinheiro público” visa economizar o dinheiro dos pagadores de impostos, para que possam ser usados naquilo que realmente importa: saúde, educação e segurança pública, afirmou o vereador Cryslan.

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp