O Vereador Cryslan solicitou na semana passada uma audiência com a Secretária da Saúde de São José Sinara Regina Simoni, sendo recebido por ela e sua adjunta Fabricia Martins, na manhã de hoje.
Na pauta da reunião esteve o Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 e o pedido de informação protocolado na semana anterior. A secretária se comprometeu em responder os questionamentos o mais rápido possível.
Na iminência da chegada das cerca de 12 mil doses da vacina produzida pelo instituto Butantan, a secretária afirmou que já está com tudo pronto, para que assim que as doses chegarem, possam iniciar a vacinação ainda hoje.
Segundo a secretária Sinara, a vacinação deve iniciar pelos idosos institucionalizados em casas de acolhimento e pelos profissionais da saúde. Porém, ainda pairam dúvidas sobre a necessidade ou não de guardar metade do que for recebido para aplicar a segunda dose. Nesse sentido, pode ser que São José aplique nesse primeiro momento as 12 mil doses, ou somente a metade, para ter guardada a segunda dose. Para isso, a secretária aguarda a nota técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado.
As doses serão trazidas pelo governado do estado, em segurança até o município. E após a entrega, já existe, segundo a secretaria da saúde, um plano para garantir a segurança das doses da vacina.
Alguns questionamentos já foram esclarecidos, como por exemplo, o número de vacinadores, que no plano foi apresentado somente 56. Na verdade, estes 56 são vacinadores com o curso da Secretaria de Saúde do Estado, que são responsáveis e obrigatórios em cada local de vacinação. Porém, segundo a secretária, são mais de 400 profissionais de saúde que estão aptos para vacinar, e poderão ser chamados, caso necessário.
Aguardaremos as informações e respostas a todos os questionamentos, e assim que forem apresentados divulgaremos, para que o povo josefense tenha acesso a essas importantes e tão esperadas informações.